Jogo de Esconde e Mostra…

Não me refiro a sensualidade da transparência que, na medida certa, provoca sem ser vulgar… caberia falar de vestuário, mas a abordagem se refere ao que muitas vezes é o seu refúgio, e que ao mesmo tempo, é o grande revelador da sua identidade.

Sim, estamos falando do seu lar… aliás, muito mais do que casa, usamos “lar” com a conotação sentimental que o termo carrega e relacionamos a ele, não só a convivência com família e vizinhos que o contexto proporciona, mas, o seu estilo de vida que ali está impresso.

Vinda das mãos que se movem desde os 16 anos para transportar sonhos para o papel, e do papel para a realidade, a DecorFit (nova divisão da UH Arquitetura) inova mostrando que captou como ninguém o desejo unânime de ter da forma mais individual e personalizada possível o “seu” melhor lugar no mundo.

Como diria Herbert Vianna em Lanterna dos Afogados:
“Quando tá escuro e ninguém te ouve,
Quando chega a noite, e você pode chorar…”
… é exatamente este o conceito… um lugar em que você possa ser você mesmo e que se reconheça em cada espaço.

Como o que eu defendo em Psicologia de Imagem, atuando como uma parceira na exploração do auto-conceito e dos desejos mais íntimos dos meus clientes, Ulisses Harmbach, arquiteto especializado em arquitetura de interiores, tem como tarefa e maior desafio extrair dos seus clientes as suas reais necessidades que são, muitas vezes, até por eles desconhecidas.

Neste contexto, também é preciso se valer da empatia, se colocar no lugar do outro, olhar pelos olhos do seu cliente, e se guiar pelo que é funcional para ele. “O primeiro passo é uma entrevista extremamente detalhada com o meu cliente, e, o uso da sensibilidade para traduzir no ambiente o que está sendo solicitado por ele nem sempre de forma clara”, diz Ulisses Harmbach.

O conceito das cores e a mensagem implícita por cada uma delas como as cores quentes que destacam a comunicação, e as frias a autoridade. Ou, mais especificamente, a autoridade expressa pelo preto e a segurança do azul tão usado em empresas de aviação, no trabalho de Ulisses parece ter um efeito importante também, aliadas ainda ao uso de alguns tipos de materiais. O arquiteto tem o cuidado de adequá-los ao clima em que estão inseridos. Por exemplo, mesmo em um ambiente climatizado em regiões quentes como Rio de Janeiro e Salvador, Ulisses não se vale de madeira que transmitiria sensação de calor só de olhar para o espaço.

Como o vestuário do dia-a-dia que traduz quem somos, a atividade que exercemos e os nossos hobbies, Ulisses faz uso da iluminação prática que favorece o momento da limpeza do ambiente, a busca por algum objeto ou a praticidade para arrumar uma mala. Já para as ocasiões especiais, costumamos ter um dress code específico, que nos deixe a altura do evento. Assim, a iluminação cênica também é o diferencial no trabalho do arquiteto, e se responsabiliza pela iluminação de uma obra de arte ou pela valorização de um espaço, por exemplo.

Enfim, assim como na Psicologia de Imagem, em que o objetivo é o indivíduo avaliar a percepção do seu “eu real” (que nem sempre condiz com a realidade) e aproximá-la do “eu desejado”. Ou, tornar o “eu desejado” mais realista e menos idealizado por influências externas como campanhas publicitárias, ideais de beleza inatingíveis e personalidades, o objetivo de Ulisses Harmbach é ter o resultado final do seu projeto fiel ao gosto particular de cada cliente, livre de qualquer influência externa, funcional e revelador de sua personalidade!

Você sabe quanto relógios possui? Tem lugares específicos para carregar celulares sem que os esqueça em casa ao sair com pressa? Costuma receber visitas? Tem filhos e passam o final de semana fora ou não os possui e adora ficar em casa lendo? Isto é só o começo! Se prepare para Ulisses Harmbach desnudar a sua intimidade e transformar a sua casa na extensão de si mesmo, ou se preferir… na sua melhor versão!!!

Para saber mais sobre Ulisses Harmbach e o seu novo projeto, a DecorFit, acesse: www.uharquitetura.com.br e/ou www.decorfit.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>